O efeito estufa é um fenômeno que ocorre quando a luz emitida pelo sol (radiação visível ou não) chega ao nosso planeta e atinge os gases, mares e terras que a compõe, parte dessa radiação é refletida de volta para o espaço, porém os restantes destas radiações são absorvidos por estes materiais e convertida em energia térmica que chamamos de calor. Através de um processo físico chamado de convecção, o calor sobe para as camadas mais altas da atmosfera até atingirem os gases do efeito estufa, que faz com que o calor fique “preso” em nosso planeta, e como consequência a temperatura global aumente.
O efeito estufa é um processo importante pois garante que a temperatura na superfície da Terra seja adequada à vida, sem a existência deste fenômeno nosso planeta seria muito mais frio, tornando a vida como conhecemos, bem diferente ou inexistente. Mas algumas atividades humanas têm intensificado o fenômeno, a queima de combustíveis fósseis e os desmatamentos por exemplo, aumentam os gases do efeito estufa e com isso mais calor fica retido em nosso planeta, levando ao aquecimento global.
Alguns dos principais gases do efeito estufa são:
- Vapor de água (H₂O) - que podemos encontrar suspenso na atmosfera;
- Monóxido de carbono (CO) e Dióxido de carbono (CO₂) - produzido pela queima de carvão e derivados do petróleo;
- Metano (CH₄) - gás gerado através da digestão dos animais e decomposição de matéria orgânica;
- Dióxido de Enxofre (SO₂) – gás expelido por vulcões, mas também pode ser usado na indústria para a produção de ácido sulfúrico;
- Gases fluorados - gases utilizados em equipamentos de refrigeração e aerossóis.
Este post te ajudou a compreender um pouco melhor o aquecimento global? Deixe seu comentário abaixo. 👇
Deixe um comentário