organização da vida

Organização da vida

Seres vivos são organismos que possuem determinadas propriedades, as quais ainda não são consensuais no meio científico. Essas propriedades que os organismos devem ter são: organização, metabolismo, homeostase, crescimento, reprodução, reação e evolução. Essas propriedades dão características específicas para esses seres, sendo a biologia responsável pelo estudo dessas características.

 

A biologia estuda a vida através de suas características e, diante da complexidade inerente aos organismos vivos, divide esse estudo em áreas de conhecimento mais específicas, como bioquímica, citologia, histologia, anatomia, fisiologia e ecologia. Cada uma dessas áreas é responsável por aprofundar e desenvolver o conhecimento de cada nível de organização.

 

A complexidade inerente aos seres vivos provém das diversas camadas de organização. Essa organização começa a ser entendida desde o arranjo de átomos para a formação de moléculas essenciais a vida – building blocks (base química ou o alicerce molecular que permitiu o surgimento da vida). Depois, essas moléculas se conjugam para formar estruturas maiores e mais especializadas como organelas celulares e células. O conjunto de células pode ser uma comunidade de seres vivos unicelulares ou ainda um tecido, que faz parte de um órgão e de um sistema, como o tecido do coração, pertencente ao sistema cardiorrespiratório. E por fim, o conjunto de sistemas integrados e especializados formam um organismo.

 

Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário