radiacao-cosmica-de-fundo

Como ouvir ecos do Big Bang usando uma Tv antiga?

O Big Bang ou grande expansão é a teoria cosmológica mais aceita sobre o desenvolvimento inicial do universo.  A teoria foi anunciada em 1948 pelo cientista George Gamow e o padre e astrônomo Georges Lemaître. Segundo essa teoria, o universo surgiu após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás (hoje acreditamos que seja em torno de 13 bilhões de anos). O Big Bang não foi de fato uma explosão, mas sim uma grande expansão de um ínfimo ponto do espaço que chamamos de singularidade, com densidade e temperatura infinitamente altas.

 

Muitas evidências corroboram com o modelo do Big Bang. A primeira foi as observações astronômicas de Edwin Hubble, que mostraram que as galáxias estão se afastando umas das outras em todas as direções do espaço e em altas velocidades. Mas a evidência que motiva esse post ocorreu de maneira acidental.

 

Em 1965, os físicos Arno Penzias e Robert Wilson descobriram acidentalmente a radiação cósmica de fundo. Quando realizavam experimentos com micro-ondas utilizando uma antena, Penzias e Wilson notaram um ruído que atrapalhava suas medições e não desaparecia. Eles, a princípio, acreditavam que poderia ser interferência devido a sujeira de pombos que utilizavam sua antena como casa. Mesmo limpando constantemente a antena o ruído não desaparecia. Eles decidiram pedir ajuda ao físico Robert Dicke, que estudava a teoria do Big Bang na época. E após muitos estudos e medições, eles confirmaram a radiação cósmica de fundo.

 

A Radiação Cósmica de Fundo em micro-ondas (RCFM) é um sinal eletromagnético, de origem cosmológica, é uma espécie de ruído que permeia todo o universo e que pode ser observado hoje em dia em todo o céu. Ela nos remete a um universo muito jovem, antes de surgirem as primeiras estrelas, planetas ou galáxias.

 

A mesma coisa ocorria com as televisões analógicas. A radiação cósmica de fundo representava cerca de 3% do ruído eletromagnético recebido por uma televisão. Essa radiação fornece informações importantes para os cosmólogos. Uma delas é que a temperatura do universo hoje é de aproximadamente – 270 °C.

 

Gostou dessa curiosidade? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário