No dia 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, no Ceará, foi comprovada pela primeira vez a teoria da relatividade de Einstein.
De acordo com a teoria da relatividade geral, o espaço e o tempo formam um tecido, que pode ser distorcido por corpos que possuem muita massa, como um buraco negro ou o próprio Sol, por exemplo. Ao passar próximo a esses objetos, nem mesmo os raios de luz são capazes de atravessar sem que sofram uma distorção em sua trajetória.
Durante o dia, a luz solar impede que possamos observar o brilho das estrelas, então imagine que a luz de uma estrela chegue exatamente atrás do Sol, teoricamente não podemos vê-la, mas de acordo com a teoria de relatividade a luz deveria sofrer um desvio ao passar pelo Sol.
Em um eclipse solar total, a luz do Sol é bloqueada e finalmente poderíamos testar a teoria da relatividade. Sabendo que uma estrela estaria exatamente atrás do Sol no momento de um eclipse, deveríamos poder observá-la, pois seu brilho seria desviado pelo campo gravitacional do Sol.
E foi isso que aconteceu no dia 29 de maio de 1919, aqui no Brasil. Nesse dia comprovamos pela 1ª vez a teoria da relatividade. Ao longo dos anos obtivemos muitas outras confirmações. Em 2015, a confirmação direta das ondas gravitacionais comprovou mais uma vez a teoria da relatividade de Einstein, quase 100 anos após sua publicação.
Você sabia que a teoria da relatividade foi comprovada pela primeira vez no Brasil? Deixe nos comentários.
Deixe um comentário