Em uma oração, predicado é aquilo que caracteriza a ação tomada pelo sujeito ou a relação dele com uma característica ou estado. Os predicados das orações podem ser classificados de três maneiras distintas: nominal, verbal ou verbo-nominal.
Predicado nominal - o núcleo do predicado é um nome, ou seja, será sempre um adjetivo, substantivo, pronome ou numeral. Ainda, tanto o nome quanto os seus adjuntos serão o predicativo do sujeito da oração e o verbo que introduz o tipo de predicado será um verbo de ligação. Veja um exemplo:
“São José dos Campos já foi a cidade das indústrias”.
Veja: “São José dos Campos” é o sujeito da oração; “já” é advérbio; “foi” é o verbo de ligação e “a cidade das indústrias” é o predicativo do sujeito.
Predicado verbal - o núcleo do predicado será um verbo de ação, ou seja, um verbo intransitivo ou transitivo. Desta forma, não há predicativo neste tipo de predicado. Veja um exemplo:
"Albert Einstein criou teorias.”
Veja: “Albert Einstein” é sujeito da oração; “criou” é verbo transitivo direto e “teorias” é objeto direto do período.
Predicado verbo-nominal - o fenômeno do predicado verbo-nominal se dá pela necessidade do narrador em transmitir, ao mesmo tempo, uma ação e um estado do sujeito, uma qualidade do objeto gerada pelo sujeito ou ainda uma opinião do sujeito quanto ao objeto ao mesmo tempo. Veja um exemplo:
“Albert Einstein, sinestésico, imaginava velocidades relativísticas.”
Veja: “Albert Einstein” é sujeito da oração; “sinestésico” é predicativo do sujeito; “imaginava é verbo transitivo direto e “velocidades relativísticas” é objeto direto.
Se você gostou dessa dica de português, deixe seu comentário abaixo. 👇
Deixe um comentário