As bactérias são microrganismos unicelulares com membranas e citoplasmas, não possuindo núcleo definido. Seu material genético, o DNA, fica disperso. Seu tamanho possui um diâmetro entre 0,2 e 2 μm. Ainda que as bactérias não sejam visíveis a olho nu, elas podem ser vistas reunidas em colônias, ou com auxílio de microscópios.
Algumas doenças como a pneumonia e a cólera, são causadas por bactérias, podendo causar febre. Nós temos também as bactérias boas, algumas vivendo no intestino humano, auxiliando a digestão. Há também, as que se alimentam de matéria orgânica morta. O método mais comum de combater bactérias é com antibióticos.
Os nomes das bactérias são determinados de acordo com seu formato. Os principais tipos são:
- Cocos - possuem formato esférico;
- Bacilos – possuem o formato de um pequeno bastão;
- Espirilos – possuem um formato de saca-rolha.
A maioria das bactérias possuem um envoltório rígido chamada parede celular. A região que abriga o material genético é chamada nucleóide. Existem outros DNAs menores e circulares chamados plasmídeos.
A forma como as bactérias se locomove é feita pelos chamados flagelos e fímbrias. As fímbrias também estão envolvidas na troca de material genético da bactéria durante a reprodução sexual, por esse motivo também é chamada de fímbria sexual.
Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇
Deixe um comentário