Cerca de 15 questões do caderno de Ciências da Natureza do Enem são de biologia. Veja nesse post os 5 assuntos que mais caem nesse tema.
Ecologia
A ecologia é uma ciência complexa e ampla, pois para compreender o funcionamento da natureza, ela envolve o estudo de diferentes campos de estudo, como evolução, genética, citologia, anatomia e fisiologia. O estudo do meio ambiente através da ecologia possui um sistema hierárquico biológico, apresentando do mais geral ao mais específico pelos ecossistemas:
Biosfera;
Ecossistema;
Comunidade;
População.
Genética
A Genética é um ramo das Ciências Biológicas que estuda os eventos e os mecanismos envolvidos na hereditariedade. Existem diversas formas de estudar as formas de transmissão das informações genéticas entre os indivíduos e populações. Diversas áreas do conhecimento se relacionam com a genética, tais como, a biologia molecular, a ecologia, a evolução e a genômica. A Genética compreende conceitos genotípicos, fenotípicos dos indivíduos, sistemas sanguíneos dentre outros fatores envolvidos no material genético e sua transmissão de informações.
Citologia
A citologia, também chamada de Biologia Celular, é a área da biologia que estuda as células; sua estrutura e funções metabólicas. Seu estudo é importante pois a célula é uma unidade microscópica, sendo a menor unidade viva que compõe um organismo.
A citologia estuda principalmente:
- Tipos de célula (procariontes e eucariontes);
- A estrutura celular;
- Evolução e metabolismo celular;
- Processos de divisão celular (meiose e mitose);
- Bioquímica celular e fotossíntese.
Evolução
A definição de evolução é mudança, não necessariamente para melhor. Estudos mais recentes com o suporte de conhecimentos de bioquímica e biologia molecular estão mostrando mais detalhes históricos da evolução, tornando possível aprofundar os temas que antigos pesquisadores já abordavam e teorizavam. As evidências da evolução encontradas em fósseis, na anatomia dos organismos, em análises celulares, entre outros.
Bioquímica
Bioquímica é o estudo dos componentes básicos ou building blocks, que dão origem às mais diversas estruturas encontradas em qualquer organismo vivo. São eles os nucleotídeos, açúcares, aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais, vitaminas e a água, como o solvente responsável por proporcionar um ambiente favorável para que ocorram as reações químicas essenciais para o metabolismo celular e surgimento da vida.
A bioquímica estuda a grande complexidade envolvida no universo microscópico, no interior das células. Seu estudo é aplicado em diversas áreas, veja algumas abaixo:
- Industria farmacêutica e alimentícia;
- Microbiologia;
- Agricultura.
Deixe um comentário