parque-dos-dinossauros

Jurassic Park, poderíamos clonar os dinossauros?

Se você já assistiu Jurassic Park deve se lembrar como eles fazem para trazer os dinos de volta.

 

A ideia principal é usar o sangue coletado por mosquitos pré-históricos que ficaram presos no âmbar das árvores e misturar o DNA presente nesse sangue com o de animais com compatibilidade genética. Mas se você acha que isso seria possível, vai se frustrar um pouco.

 

Para clonar um dinossauro, nós precisaríamos do genoma completo desses animais. Basicamente, o genoma é a soma dos genes que definem como um ser vivo irá se desenvolver. Apesar de mosquitos pré-históricos já terem sidos descobertos, o DNA contido neles se desintegrou há muito tempo. Ou seja, o DNA dos dinos pressente nesse sangue está “quebrado” em milhões de pedaços, e com nosso conhecimento atual, seria impossível montar esse quebra-cabeça e reconstruir todo o Genoma. A maneira mais fácil para clonar um dino seria encontrar um ovo com toda informação genética preservada, mas a desintegração do DNA é algo natural, portanto, isso seria impossível.

 

Um animal pré-histórico que não está tão longe de ser clonado é o mamute que, por ser um animal mais “recente”, foi possível fazer o sequenciamento de seu DNA, e alguns exemplares foram encontrados em excelente estado de conservação.

 

Gostou dessa curiosidade? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário