A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método usado pelo Enem para calcular a pontuação de cada questão da prova. Vamos explicar com um exemplo.
Normalmente, se você faz uma prova com 10 questões e cada uma vale um ponto, sua nota será diretamente proporcional a quantidade de questões que você acertar, certo? Por exemplo, se você acertar 8 questões a sua nota será 8 também.
No Enem, isso não acontece!
O sistema TRI ranqueia as questões de acordo com o nível de dificuldade, portanto, as questões mais fáceis, terão valores menores e questões mais difíceis, maiores. Assim, acertar muitas questões fáceis pode fazer com que sua nota aumente, uma vez que, se você acertar muitas questões difíceis e errar muitas fáceis, o sistema intenderá que você está “chutando” as respostas, como consequência, sua nota diminui.
O Inep não categoriza as questões antes da prova, mas sim, depois, durante a correção dos cartões-reposta. Assim, as questões que possuírem um maior índice de acertos entre os candidatos serão classificadas como questões fáceis, já as questões que obtiverem um índice de acerto menor, serão classificadas como difíceis e terão uma pontuação maior na hora do cálculo da nota final.
Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇
Deixe um comentário