assuntos-artes-cobrados-no-enem

5 assuntos de artes cobrados no Enem

Do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, cerca de 5 questões costumam ser de artes. Pode até parecer pouco, mas é a mesma quantidade de outras disciplinas como inglês e educação física, por exemplo. Nesse post separamos 5 assuntos que são cobrados em artes no Enem.

 

Arte Contemporânea

Também chamada de Arte Pós-Moderna, é um tipo de produção artística que surgiu na segunda metade do século XX e continua até hoje. A principal característica desse movimento é a busca em romper com o que era produzido durante o período da arte moderna. Alguns dos assuntos que podem ser cobrados dentro desse tema são:

Integração entre linguagens - misturas de diversas vertentes, como teatro, música, dança;

Arte digital – relações entre a arte e as tecnologias;

Body art – manifestação onde o corpo do artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão.

 

Vanguardas Artísticas Europeias

Foram correntes artísticas que surgiram no início do século XX que buscavam a ruptura com a arte tradicional. Os avanços e mudanças promovidos pela industrialização e urbanização da Europa, foram responsáveis pelo desenvolvimento desses movimentos. Cada corrente tem suas características específicas. Ao todo, temos 6 manifestações. São elas: expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo.

 

Modernismo

Pode se apresentar como modernismo Europeu ou modernismo no Brasil. O modernismo Europeu se relaciona com as vanguardas europeias, porém, perdura até meados dos anos 50.

 

No Brasil, o modernismo tem como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922. Possuía características próprias em que os artistas se inspiravam na arte europeia para criar sua própria arte, com elementos e temas nacionais. O modernismo no Brasil é dividido em três fases, são elas:

1ª Geração (1922-1930) - pautada pelo radicalismo e escândalos;

2ª Geração (1930-1945) - com ênfase na literatura;

3ª Geração (1945-1975) - que traz a oposição ao radicalismo.

 

Arte Brasileira após a década de 70

Apesar de fazer parte da arte contemporânea, esse período é importante pois, o país enfrentava grandes mudanças, principalmente políticas. A transição do século XX para o XXI também pode ser explorada, assim como os avanços tecnológicos atingidos nos últimos 20 anos e a influência da tecnologia sobre a arte. A arte abstrata e suas divisões podem ser cobradas. Além disso, a arquitetura neste período também é importante no campo da arte.

 

Arquitetura Moderna no Brasil

A revolução industrial causou grandes mudanças arquitetônicas na Europa no início do século XX. No Brasil, essas inspirações chegaram por volta dos anos 30. O Enem pode cobrar o contexto histórico desse período, uma vez que o estado novo financiou grande parte dos projetos arquitetônicos públicos nesse período. Nomes como Oscar Niemeyer e Gregori Warchavchik, podem aparecer como importantes arquitetos dessa época.

 

Você dedica algum tempo dos seus estudos para artes? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário