acordo-de-paris

Acordo de Paris

Em 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, foi firmado o Acordo de Paris. Um compromisso mundial firmado entre 195 países com o objetivo de combater as mudanças climáticas. O acordo entrou em vigor em 4 de novembro de 2016.

 

O principal objetivo do acordo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura no planeta a 2 °C, isso comparado a níveis antes da industrialização. O maior vilão das mudanças climáticas é a intensa queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, gás e carvão mineral para o uso industrial, transporte, e geração de energia elétrica. Atividades agrícolas e o desmatamento de florestas tropicais potencializam os efeitos do aquecimento global.

 

Com isso, o Acordo de Paris é compromissos para colaborar com a meta global de redução de emissões. O Brasil também assinou o acordo. Um dos compromissos assumidos pelo nosso país foi o de reduzir até 2025, suas emissões de gases de efeito estufa em até 37% (comparados aos níveis emitidos em 2005), estendendo essa meta para 43% até 2030. O Brasil também estabeleceu algumas metas, como aumentar o uso de fontes alternativas de energia, utilizar tecnologias limpas nas indústrias, melhorar a infraestrutura dos transportes, diminuir o desmatamento e restaurar e reflorestar até 12 milhões de hectares.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário