O arcadismo (também chamado de Setecentismo ou Neoclassicismo) foi um movimento literário iniciado na Europa, durante o século XVIII. O nome "arcadismo" se deve ao fato de que esta escola literária buscava representar o estilo de vida dos pastores e poetas que viviam no campo na antiga Grécia, especificamente na região chamada de Arcádia.
O arcadismo buscava refletir sobre a natureza e seu papel fundamental na vida humana, e os artistas deste movimento estavam interessados em representar uma vida tranquila, longe das grandes cidades que estavam se formando.
O movimento arcadista se deu como uma resposta ao movimento barroco, onde as obras traziam uma linguagem mais complexa e às vezes confusa. Vale ressaltar que o contexto histórico da época era permeado pelo iluminismo, movimento filosófico que entendia que a razão era o maior valor que nós, seres humanos, podíamos ter.
Outra característica desta época era o avanço rápido da tecnologia e dos meios de produção, que alteraram drasticamente a maneira como nós compreendíamos o trabalho e a relação do homem com ele, com pessoas que antes viviam na zona rural e conseguiam sobreviver do que produziam, passando a ter que migrar para centros urbanos em busca de emprego.
Alguns autores deste movimento são:
⠀
- Manuel Maria Barbosa du Bocage;
- José Basílio da Gama;
- Cláudio Manuel da Costa;
- Tomás Antônio Gonzaga.
Algumas características deste movimento são:
⠀
- Reação contra os exageros barrocos;
- Fingimento Árcade;
- Bucolismo e pastoralismo;
- Descritivíssimo;
- Arte com imitação da natureza;
- Modelos clássicos;
- Uso da mitologia.
Se você gostou dessa dica de português, deixe seu comentário abaixo. 👇
Deixe um comentário