Os capacitores, também chamados de condensadores, são dispositivos que armazenam cargas elétricas com o intuito de conter energia potencial.
Nos capacitores são armazenadas cargas iguais com sinais opostos; uma parte é carregada negativamente e outra parte é carregada positivamente. Estas "partes" carregadas são separadas por um material dielétrico, que são materiais isolantes. A capacidade que um capacitor possui para armazenar carga é determinada pela chamada capacitância (C), que pode ser calculada por:
C=Q/V, onde Q são as cargas elétricas e V a tensão. A capacitância é dada em Farad (F).
Assim como outros elementos em um circuito elétrico, nós podemos fazer associação de resistores. Quando o terminal positivo de um capacitor se liga a um terminal negativo de outro, nós temos uma associação em série. Nesta situação, a carga (Q) é constante. Quando o terminal positivo de um capacitor se liga a outro positivo, nós temos uma associação em paralelo. Nesta situação, a tensão (T) é constante. Também podemos ter uma associação mista de capacitores.
Os capacitores podem ser esféricos, cilíndricos e planos. E estão presentes em muitos equipamentos em nosso dia a dia. Em câmeras profissionais, por exemplo. O flash de luz destes tipos de câmeras são devido à carga armazenada em um capacitor, que quando são liberadas fornecem um pico altíssimo de energia que faz com que a lâmpada acenda de maneira extremamente luminosa. Algumas outras aplicações são:
- Sensores;
- Filtros de energia;
- Divisor de frequência em sistemas de áudio;
- Laser de alta potência;
- Radares.
Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇
Deixe um comentário