A ecologia é uma ciência experimental de observação. Exige rigoroso e amplo conhecimento para interpretação dos fenômenos da natureza e da interação dos indivíduos com o meio ambiente. Os estudiosos desta ciência são chamados de ecólogos e trabalham criando hipóteses, manipulando as variáveis possíveis, observando os resultados e integrando as novas descobertas com o conhecimento já estabelecido.
⠀
O termo ecologia vem do grego (Oikos = "casa" + Logos = "estudo") e significa “estudo da casa”, que em uma transcrição livre pode ser interpretada como “o estudo do ambiente onde os seres habitam“. A palavra ecologia foi cunhada em 1866, pelo biólogo Ernst Haeckel, em sua obra "Morfologia Geral do Organismo".
A ecologia é uma ciência complexa e ampla, pois para compreender o funcionamento da natureza, ela envolve o estudo de diferentes campos de estudo, como evolução, genética, citologia, anatomia e fisiologia.
O estudo do meio ambiente através da ecologia possui um sistema hierárquico biológico, apresentando do mais geral ao mais específico pelos ecossistemas:
Biosfera - é o nível mais amplo da ecologia, corresponde ao conjunto de todos os ecossistemas das diferentes regiões do planeta, englobando toda a sua biodiversidade.
Ecossistema - é a união das comunidades e sua interação com o meio ambiente. Os diferentes ecossistemas formam o bioma, locais onde o clima, o solo, a altitude, criam espécies adaptadas a está região.
Comunidade - compreende o conjunto das populações que habitam uma determinada região. Outros termos para comunidade são, biocenose, biótopo.
População - é formada pelo conjunto de seres ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma região.
⠀
Este post te ajudou a compreender um pouco mais sobre ecologia? Deixe seu comentário abaixo. 👇
Deixe um comentário