O efeito Doppler é um fenômeno físico que estudamos na ondulatória. Ele ocorre quando uma fonte de ondas, seja ela mecânica ou eletromagnética, se aproxima ou se afasta de um observador.
Esse fenômeno ocorre porque a velocidade de propagação de uma onda depende apenas do meio pelo qual ela se propaga, não importando se a fonte ou o observador estão em movimento. Porém, há uma mudança no comprimento de onda e em sua frequência.
Imagine a situação da imagem desse post: um carro de fórmula 1 andando numa pista se afastando de um observador e se aproximando de outro. Imagine o som do motor desse carro, que é uma onda mecânica.
Para que a velocidade do som do motor do carro permaneça constante para ambos os observadores, é preciso que haja uma mudança no comprimento de onda (λ) e na sua frequência (f). Lembrando que a velocidade de uma onda pode ser calculada pela seguinte equação:
V = λ . f
Logo, segundo o efeito Doppler:
- O observador que vê o carro se afastando, irá ouvir um som com maior comprimento de onda e menor frequência, e por isso ouvirá um som mais grave;
- O observador que vê o carro se aproximando, irá ouvir um som com maior frequência e menor comprimento de onda, e por isso ouvirá um som mais agudo.
O quadro de equações abaixo indica o afastamento ou aproximação da fonte e do observador. Note que para cada situação os sinais são alterados.
Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇
Deixe um comentário