Juros são rendimentos recebidos quando emprestamos dinheiro a, ou de, alguém ou instituição. No cálculo dos juros é levado em consideração o período (tempo a ser pago) e uma taxa de juro (valor que deve ser acrescentado ao empréstimo).
Quando falamos em juros temos dois agentes participantes desta ação. O credor, que é o sujeito ou instituição que empresta o dinheiro e por consequência quem ira receber os juros, e o devedor, que é quem fez o empréstimo.
Os dois principais tipos de juros são:
⠀
- Juros simples - é um acréscimo aplicado a um determinado valor que pode ser recebido quando é feita uma aplicação em uma determinada instituição financeira ou aplicado quando fazemos uma compra no crédito. O valor inicial de um investimento ou empréstimo é chamado de capital (C). Sobre este valor será aplicada uma correção, a chamada taxa de juros (i), que geralmente é dada em porcentagem. Os juros serão calculados levando-se em consideração o tempo (t) em que este capital ficou aplicado ou emprestado. A equação que representa os juros simples é dada por:
J=C.i.t
Temos ainda como calcular o montante (M), que é o valor final a ser recebido ou devido. Pode ser calculado somando o capital + os juros (J), desta forma teremos:
M=C+J, se substituirmos na equação dos juros simples ficaremos com:
M=C.(1+i.t)
- Juros compostos - também é chamado de juros sobre juros. Neste tipo de juros o valor a ser acrescentado leva em consideração os juros acumulado, ou seja, os juros não são calculados somente sobre o capital inicial, mas também sobre o próprio valor inicial + os juros num determinado período. Isto pode ser calculado pela seguinte expressão:
M=C.(1+i)ᵗ
Você gostou dessa dica de matemática? Deixe aqui seu comentário👇
Deixe um comentário