O movimento circular uniforme (MCU), é um tipo de movimento que ocorre com velocidade escalar constante ao longo de uma trajetória de circular. O movimento circular uniformemente variado (MCUV), também descreve uma trajetória curvilínea, porém, sua velocidade varia durante o percurso. O movimento circular adota grandezas angulares e as medidas são dadas em radianos. Duas grandezas são importantes no estudo desses movimentos, o período e a frequência.
O período (T), que é medido em segundos, indica o tempo necessário para uma partícula percorrer uma volta completa. A frequência (f), que é medida em hertz, indica a quantidade de rotações que uma partícula realiza a cada segundo. A frequência e o período são grandezas inversamente proporcionais.
f = 1/T
Posição angular (φ)
Pode ser obtida dividindo o comprimento de arco de um ângulo pelo raio da circunferência.
Φ = S/R
Velocidade escalar (v)
É perpendicular ao raio da trajetória (R) e é tangente ao deslocamento (ΔS). Pode ser calculada por:
V = 2πR/Δt
Velocidade angular ou frequência angular (ω)
É uma grandeza que mede a rapidez com que é feito um percurso em sentido circular. Pode ser calculada por:
ω = 2π/Δt → ω = v/R
Aceleração angular (α)
Mede a taxa de variação da velocidade angular. Dada por:
α = Δ ω/ Δt
Aceleração centrípeta (aϲ)
Também chamada de aceleração radial, é a aceleração originada pela variação da direção do vetor velocidade de um móvel. Ela é perpendicular à velocidade e aponta para o centro da curvatura da trajetória.
aϲ = v²/R ou aϲ = ω² . R
Força Centrípeta (Fϲ)
Pode ser calculada através da fórmula da Segunda Lei de Newton. Ela é força que atua sobre objetos em trajetórias circulares.
Fϲ = m . aϲ
Deixe um comentário