Seres vivos são organismos que possuem determinadas propriedades, as quais ainda não são consensuais no meio científico. Essas propriedades que os organismos devem ter são: organização, metabolismo, homeostase, crescimento, reprodução, reação e evolução. Essas propriedades dão características específicas para esses seres, sendo a biologia responsável pelo estudo dessas características.
A biologia estuda a vida através de suas características e, diante da complexidade inerente aos organismos vivos, divide esse estudo em áreas de conhecimento mais específicas, como bioquímica, citologia, histologia, anatomia, fisiologia e ecologia. Cada uma dessas áreas é responsável por aprofundar e desenvolver o conhecimento de cada nível de organização.
A complexidade inerente aos seres vivos provém das diversas camadas de organização. Essa organização começa a ser entendida desde o arranjo de átomos para a formação de moléculas essenciais a vida – building blocks (base química ou o alicerce molecular que permitiu o surgimento da vida). Depois, essas moléculas se conjugam para formar estruturas maiores e mais especializadas como organelas celulares e células. O conjunto de células pode ser uma comunidade de seres vivos unicelulares ou ainda um tecido, que faz parte de um órgão e de um sistema, como o tecido do coração, pertencente ao sistema cardiorrespiratório. E por fim, o conjunto de sistemas integrados e especializados formam um organismo.
Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇
Deixe um comentário