5-reinos-da-biologia

Os 5 reinos da Biologia

Devido a grande biodiversidade do nosso planeta foram criados 5 grupos que reúnem os seres vivos que compartilham características em comum. São eles:

 

Animália - contém os seres eucariotos constituídos de células sofisticadas que apresentam envoltório nuclear e organelas membranosas. Os seres vivos deste reino são heterotróficos. Alguns dos representantes deste reino são: medusas, insetos, seres humanos.

 

Plantae - refere-se ao reino dos vegetais, agrupando as plantas de acordo com suas peculiaridades. Todas as plantas apresentam células eucarióticas envolvidas por membrana nuclear, parede celular composta de celulose e algumas organelas especiais como os cloroplastos e vacúolos energéticos. Os organismos presentes neste reino variam de samambaias até musgos e pinheiros, ambos apresentam tecidos e são capazes de fabricar seu próprio alimento através da fotossíntese (autotróficos).

 

Fungi - reúne o grupo de organismos eucariotos que inclui microrganismos como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos não possuem tecidos especializados e podem apresentar uma ou mais células, sendo considerados organismos unicelulares e multicelulares.

 

Protista - este reino é o que abriga maior variedades de organismos, com ênfase nos protozoários, como as amebas, paramécios e algas. Este grupo possui cerca de 20 mil espécies, sendo um grupo diversificado e heterogêneo que evoluiu a partir de algas unicelulares. Os protozoários são unicelulares e heterotróficos, já as algas são clorofiladas e autotróficas (fotossintéticas).

 

Monera - inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, ou seja, células que não apresentam envoltório nuclear e nem organelas membranosas, como ocorre com as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

 

Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário