A zoologia é uma área da biologia que estuda reino animalia, ou seja, o reino dos animais. Ela possui uma classificação que segue a ordem de complexidade das estruturas que formam os animais. O reino animal é agrupado em 9 filos. Neste post vamos falar sobre os poríferos.
Poríferos, esponjas ou espongiários são do sub-reino Parazoa, pertencente ao Reino Metazoa (Animalia). Os seres vivos desse reino podem ser divididos de acordo com a quantidade de tecidos ou folhetos (camada de células) embrionários, monoblásticos, diblásticos e tribláticos, e o seu desenvolvimento. No caso dos poríferos, são os únicos representantes mais simples dos animais, pois são monoblásticos e não possuem diferentes folhetos embrionários para que ocorra diferenciação celular em tecidos – não possuem tecidos, órgãos e sistemas. A maioria destes animais são assimétricos e não radiais.
São filtradores sem cavidade digestiva, com digestão intracelular; são aquáticos, amoniotélicos (excretam nitrogênio), e os adultos são sésseis (fixos), com ou sem produção de larvas, que são móveis. Esses animais, uma vez que não possuem tecidos ou sistemas, desenvolveram uma forma de sustentação com base em espículas, que são estruturas rígidas formadas pela agregação ou cristalização de sais de cálcio (calcárias) ou sílica (silicosas), e/ou proteínas, como o colágeno e espongina, formando assim um “esqueleto”.
A reprodução das esponjas pode ocorrer de 2 modos:
- Assexuada - ocorre com a separação de um pequeno grupo celular ou mesmo um broto do indivíduo adulto, com continuação do desenvolvimento, fixação e maturação;
- Sexuada - exige necessariamente a fecundação, que é interna e proveniente da liberação de espermatozoides de outra esponja e internalizados pelos porócitos.
Você gostou dessa dica de biologia? Deixe aqui seu comentário. 👇
Deixe um comentário