separacao-de-misturas

Separação de Misturas

O processo de separação de misturas é utilizado para separar duas ou mais substâncias diferentes. Muitos produtos que utilizamos no dia a dia são fruto da separação de misturas, por exemplo, a água da torneira, que passa por tratamentos que separam as sujeiras e tornam a água própria para o consumo.

 

Os processos de separação de misturas ocorrem de diversas maneiras e, aspectos como o tipo de mistura, a densidade, a temperatura, a solubilidade e outras características da matéria são importantes para determinar quais processos serão utilizados dependendo do material que se deseja obter.

 

As misturas homogêneas são aquelas em que não é possível distinguir as substâncias que compõe a mistura. Como exemplo de separação desse tipo de mistura temos a destilação simples, que consiste na separação entre substâncias sólidas de substâncias líquidas através de seus pontos de ebulição. E a vaporização, que consiste em aquecer a mistura até o líquido evaporar, sobrando apenas o componente sólido.

 

Nas misturas heterogêneas é fácil diferenciar as substâncias que compõe a mistura. Como exemplo de separação desse tipo de mistura temos a centrifugação, que ocorre através da força centrífuga, que separa o que é mais denso do que é menos denso. A filtração é um processo de separação bem comum, que consiste na separação entre substâncias sólidas insolúveis em líquidos, por exemplo, ao fazer um café você separa o pó do líquido utilizando um coador.

 

A separação de mistura é um assunto cobrado nos vestibulares e existem muitas outras técnicas que não citamos aqui.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário