Boa parte do fluxo de moléculas ou mesmo a distribuição dos recursos entre os diferentes órgãos e tecidos do corpo humano, ocorre através da circulação sanguínea. A principal função da circulação sanguínea é suprir as necessidades dos tecidos, transportando nutrientes, hormônios e produtos metabólicos de uma parte do corpo para outra e mantendo o ambiente apropriado para as condições de homeostasia celular.
A circulação sanguínea é o ato de fazer o sangue passar por todas as diferentes partes do corpo humano através de ductos ou vasos específicos. A composição básica para que o sistema circulatório tenha capacidade de suprir as necessidades dos tecidos, em vertebrados, é: tecido sanguíneo, coração, ductos ou vasos sanguíneos e linfáticos.
Sangue
O sangue faz parte do tecido conjuntivo, é composto por elementos figurados ou células, como hemácias, leucócitos e plaquetas, e plasma, que é a matriz ou fluído extracelular. As hemácias são responsáveis pelo transporte de gases, os leucócitos pela defesa do organismo, e as plaquetas pela coagulação do sangue.
Coração
O coração é o órgão responsável por manter o sangue sempre em movimento dentro dos vasos sanguíneos, como uma bomba constituída de músculo especializado (estriado cardíaco ou miocárdio), e é revestido por uma membrana, chamada de pericárdio.
Vasos sanguíneos
Existem dois tipos principais de vasos sanguíneos, as veias, vasos que levam o sangue dos tecidos para o coração, e as artérias, vasos que levam o sangue do coração para os tecidos.
Temos também os capilares sanguíneos. Eles são vasos do sistema circulatório que se caracterizam por seu pequeno calibre. Neles ocorrem trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos ao seu redor.
Deixe um comentário