4-autores-cobrados-no-enem

Quatro autores cobrados no Enem

Machado de Assis

É considerado um dos maiores nomes da Literatura brasileira. Fez parte do romantismo e realismo no Brasil. Escreveu obras nos mais variados estilos, como livros, peças de teatro, crônicas, poesias e outros.

Suas obras fazendo críticas a sociedade brasileira do século XIX são tão importantes que diversas adaptações para novelas, cinema e teatro foram feitas. Seus livros mais importantes para estudar para o Enem são:

Memórias póstumas de Brás Cubas;

Dom Casmurro;

Quincas Borba.

 

Jorge Amado

Representante da literatura brasileira modernista, as obras de Jorge Amado são marcadas pelo regionalismo e pela denúncia social. Também escreveu obras nos mais variados estilos, porém, é o autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão. Suas obras mais cobradas no Enem são:

Capitães de areia;

Gabriela, cravo e canela;

Dona Flor e seus dois maridos.

 

Graciliano Ramos

Compondo a segunda geração do modernismo no Brasil, Graciliano Ramos conseguiu mostrar ao resto do país um retrato das dificuldades das pessoas que vivem no sertão nordestino. Colocando muito de suas experiências pessoais em seus livros, ele traz um tom de denúncia social e realismo em suas obras. Seus livros mais importantes para estudar para o Enem são:

Caetés;

Angústia;

Vidas Secas.

 

José de Alencar

Além de escritor, também atuou na política como deputado. É tido como um dos fundadores do romantismo no Brasil. Suas obras trazem um tom nacionalista, ligado, é claro, as suas ocupações políticas. Seu trabalho também valorizavam as peculiaridades territoriais do Brasil, como a fauna e a flora. Entre suas obras, destacam-se:

O Guarani;

Iracema;

Ubirajara.

 

Você gostou dessa dica? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário