as-3-leis-de-newton

As 3 Leis de Newton

1ª Lei da Inércia

“Um corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que tenha seu estado alterado pela ação de uma força externa.”

Quando você está sentado em um carro e o motorista pisa rapidamente no freio, você sente seu corpo sendo “jogado” para frente, certo? É a lei da inércia agindo. Você está em velocidade constante (mesma velocidade do carro) para frente, quando os freios são acionados o seu corpo tende a permanecer nesse sentido.

 

2ª Princípio Fundamental da Dinâmica (Força)

“A força resultante (FR) que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa (m) pela aceleração (a) por ele adquirida.”

Matematicamente: FR = m.a

Essa lei enuncia que para mudar o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá de sua massa.

 

3ª Lei da Ação e Reação

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Para cada ação, há uma reação de mesma intensidade, mesma direção e em sentido oposto. Para ilustrar essa lei, imagine 2 patinadores parados um de frente para o outro. Caso um deles decida dar um empurrão no outro, ambos irão se mover em sentidos opostos.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário