avancos-tecnologicos-primeira-guerra-mundial

Avanços tecnológicos da Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado que envolveu diversos países entre 1914 e 1918. Neste post vamos mostrar algumas tecnologias desenvolvidas durante esse período da nossa história.

 

Tanques de Guerra

Notícias da época descreviam os tanques de guerra como uma nave terrestre blindada, equipada com canhões e metralhadoras, impulsionada por esteiras e que, além de ultrapassar as trincheiras, servia como escudo para os avanços da infantaria pelos campos de combate. O apelido “tanque” foi utilizado devido a sua semelhança com os caminhões de transporte de água.

 

Controle de tráfego aéreo

Apesar de não ser uma tecnologia desenvolvida para a guerra, o avião foi muito utilizado no conflito. O avião havia sido criado cerca de 10 anos antes da primeira guerra. Os pilotos voavam apenas com o visual até então, apenas em 1916, o exército americano instalou o primeiro rádio de comunicação em duas vias em um avião. Somente em 1917, a voz humana foi transmitida por um rádio instalado em um avião para um operador no solo.

 

Submarinos

Os submarinos não foram desenvolvidos na primeira guerra, porém, o desenvolvimento e aprimoramento desses equipamentos, principalmente no que diz respeito a como criar armas que podiam ser utilizadas embaixo da água e que pudessem atingir veículos em solo, e não somente navios, vem dessa época também.

 

Cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas modernas tiveram início na Primeira Guerra Mundial. O principal motivo era para ajudar os soldados mutilados. A medicina nesta área teve um grande desenvolvimento e novas técnicas foram criadas.

 

Raios-X “portátil”

Os aparelhos de raios-x nessa época eram enormes, o que tornavam seu transporte praticamente impossível. Com o grande número de soldados feridos, foi necessário criar uma versão portátil do aparelho. Isso ocorreu em 1919, quando Frederik Jones desenvolveu um modelo, que serviu de base para as versões modernas do aparelho.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário