pele humana

Camadas da pele Humana

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do nosso organismo. Ela é dividida em três camadas, sendo que cada camada possui subcamadas chamadas de estratos.

 

Epiderme

 

É a camada mais superficial da pele, ela que fica em contato com o ambiente. Sua textura e espessura variam conforme a região do corpo. É constituída por cinco estratos:

 

Estrato córneo - formado por células mortas que estão continuamente descamando;

Estrato lúcido - formado por uma camada de células achatadas e translúcidas. Em algumas regiões do corpo, nem é possível notá-las;

Estrato granuloso - formado por 3 a 5 camadas de células que darão origem a queratina, que é um tipo de proteína;

Estrato espinhoso - formado por 5 a 10 camadas de células, ela gera resistência ao tecido;

Estrato germinativo – é a camada mais profunda da epiderme, fica em contato direto com a derme.

 

Derme

É a camada intermediária da pele. É uma camada elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina. Os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas ficam nessa camada da pele. Ela é dividida em 2 camadas:

 

Camada papilar - localizada abaixo do estrato germinativo, possui papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme;

Camada reticular - é uma camada mais profunda e espessa. Nela encontramos capilares sanguíneos, fibras elásticas e de colágeno, fibroblastos, vasos linfáticos e terminações nervosas.

 

Hipoderme

É a camada mais interna, mas não é considerada parte da pele. Ela representa de 15% a 30% da massa corporal. Nela encontramos células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos. É responsável por isolar o corpo das variações de temperatura e fixar a pele aos órgãos e estruturas adjacentes. Também protege os órgãos e ossos amortecendo impactos físicos.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário