campo-magnético

Campo magnético

O magnetismo possui relação direta com o eletromagnetismo, clique aqui para ver um resumo sobre a história do eletromagnetismo.

 

O magnetismo é um fenômeno há muito tempo observado. Desde a antiguidade já eram conhecidos minerais com propriedades magnéticas, os chamados imãs naturais.

 

O campo magnético surge devido ao alinhamento de domínios magnéticos, de maneira bem simples; o campo magnético surge devido a uma pequena região dentro dos átomos que combinada com o alinhamento de outros átomos geram um campo magnético macroscópico e a partir deste as forças magnéticas que surgem são capazes de atrair ou repelir materiais ferromagnéticos. Esta explicação vem do eletromagnetismo, que explica que campos magnéticos surgem da variação de campos elétricos.

 

Os imãs possuem o que chamamos de linhas de campo magnético, que são linhas fechadas que nunca se cruzam. Quanto mais próximas estiverem do imã mais forte será o campo magnético. Elas também possuem orientação, "saindo" do norte magnético e "entrando" no sul magnético.

 

Podemos dividir os matérias magnéticos em três tipos:

- Ferromagnéticos - são materiais que respondem fortemente na presença de um campo magnético;
- Diamagnéticos - se opõe ao campo magnético externo, são repelidos;
- Paramagnéticos - materiais que são fracamente atraídos por ímãs.

 

Para calcular o campo magnético é necessário conhecer o objeto que induz este campo. veja abaixo como podemos calcular a força magnética de dois objetos:

- Fio percorrido por corrente elétrica: B = μ₀ i / 2 pi R, onde B é o campo magnético dado em Teslas (T), μ₀ é a permeabilidade magnética do vácuo (4π.10⁻⁷ T.m/A), i é a corrente elétrica e R é a distância ao fio;
- Espira condutora: B = μ₀ i / 2 R, onde R é o raio da espira.

 

Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇👇

Deixe um comentário