historia-da-fisica

Breve história do eletromagnetismo

O eletromagnetismo é um tema importantíssimo da física, veja um resumo histórico sobre este tema.

 

Tales de Mileto (640-550 a.C.) observou que, ao esfregar uma resina fóssil, chamada âmbar com a pele de um animal, o âmbar passava a ter a capacidade de atrair pequenos objetos. Tales também descreveu as propriedades de atração e repulsão entre pedras chamadas de magnetita, um imã natural. Registros indicam que na China a bússola (objeto que se orienta através do campo magnético da Terra) já era usada desde o século III a.C.

 

A relação entre eletricidade e magnetismo começa no século XIX, com o físico Hans Christian Oersted (1771-1851), que em 1820 verificou que, ao colocar uma bússola na presença de um fio transportando corrente elétrica, a agulha da bússola sofria variações em sua posição.

 

Em 1822 o físico e matemático André-Marie Ampère (1775-1836) construiu o primeiro eletroímã, após seus estudos sobre os efeitos das correntes elétricas em fios, Ampère observou que as correntes elétricas passando por fios paralelos com o mesmo sentido se repeliam, e quando os sentidos das correntes elétricas eram opostos, os fios se atraiam.

 

Em 1827 o físico George Simon Ohm (1789-1854) estabelece a lei (que hoje recebe seu nome), que relaciona tensão (V), corrente elétrica (I) e a resistência (R) em um circuito elétrico, a lei de Ohm: V = R . I

 

Michael Faraday (1791 - 1867) estudou o surgimento de correntes elétricas em um condutor na presença de um campo magnético variável, fenômeno que chamamos de Indução eletromagnética.

 

Em 1873 James Clerk Maxwell (1831-1879) publica seu trabalho relacionando os fenômenos da eletricidade e magnetismo, resumindo-as em 4 equações que recebem o seu nome em sua homenagem. Suas equações são tão poderosas que permitiram o cálculo da velocidade da luz através da matemática.

 

Você conhecia a história dessa grande área da física responsável por transformar o mundo como conhecemos? Deixe seu comentário abaixo 👇

Deixe um comentário