Paradoxos Temporais nos Filmes

Paradoxos Temporais nos Filmes

Os filmes adoram explorar o tema de viagem no tempo! Mas você sabia que existem muitos tipos de paradoxos de surgem devido a ideia de viagem no tempo? Neste post iremos explicar quatro desses paradoxos utilizando filmes em que eles acontecem.

 

De Volta Para o Futuro

No clássico De Volta Para o Futuro, Marty McFly volta no tempo e faz com que sua mãe quase não se case com o seu pai, esse é um exemplo do paradoxo do avô, pois se a mãe e o pai de Marty não ficarem juntos, como é que ele pode ter nascido e ter voltado no tempo para impedir isso? O Paradoxo do avô talvez seja o mais conhecido e basicamente nos coloca dentro da situação em que, ao voltar no tempo, alguém mata o seu próprio avô, mas ao fazer isso ele não poderia ter nascido e, portanto, não poderia ter feito a viagem.

 

O Exterminador do Futuro

O Ciborgue T-800 volta no tempo para matar a mãe do homem que viria a ser o líder da resistência contra as máquinas. Um soldado volta do futuro ao passado (nosso presente) para impedir que o T-800 conclua sua missão. Esse soldado acaba se tornando o pai do líder da resistência. Dentre os muitos paradoxos, o dos loops entra aqui. Basicamente o paradoxo dos loops ocorre quando um evento no passado é causa de um evento no futuro, que, por sua vez, é causa do evento do passado.

 

12 Macacos

No futuro a Terra foi dizimada por um vírus letal, então, um homem é enviado de volta no tempo para evitar essa pandemia. O problema aqui é que, caso ele impeça a pandemia, ele nunca irá precisar voltar no tempo para evitá-la, e se ele nunca fizer a viagem como ele a impediu? Um dos paradoxos explorados aqui é o Bootstrap, onde informações ou objetos podem existir antes mesmo de serem criados.

 

Efeito Borboleta

Um jovem descobre que possui a capacidade de voltar no tempo, mas a cada volta no tempo que ele faz para alterar algo, uma nova realidade é criada, mudando aspectos impossíveis de serem previstos. Aqui, o nome do filme é o nome do paradoxo. O Efeito Borboleta diz que uma pequena alteração no passado pode desencadear mudanças drásticas no futuro. Além disso, ocorre também um círculo temporal paralelo, que é um paradoxo que prevê a criação de linhas do tempo alternativas devido as ações de um indivíduo do futuro no passado.

 

Tem mais algum filme ou série que bugou sua mente? Conta pra gente nos comentários👇

Deixe um comentário