carlos-drummond-andrade

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu dia 31 de outubro de 1902 em Itabira do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais. Ele foi um poeta, contista e cronista brasileiro que fez parte da segunda geração modernista. É considerado um dos maiores escritores do Brasil, foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação de sua primeira obra chamada "Alguma Poesia".

 

Em 1918, foi estudar no internato jesuíta no Colégio Anchieta, no interior do Rio de Janeiro, e foi laureado em “Certames Literários”. Porém, em 1919, foi expulso do colégio jesuíta por “insubordinação mental” ao discutir com o professor de Português. Em 1921, morando em Belo Horizonte, começa a publicar seus primeiros trabalhos no Diário de Minas.

 

Drummond formou-se em farmácia, mas nunca chegou a exercer a profissão. Em 1926, ele trabalhava como redator-chefe do Diário de Minas e ministrava aulas de geografia e português no ginásio Sul-Americano de Itabira. Se aposentou como funcionário público após 35 anos de trabalho. Em 1982, aos 80 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele faleceu no dia 17 de agosto de 1987 no Rio de Janeiro aos 85 anos.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse poeta brasileiro? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário