As reações químicas ocorrem quando substâncias se transformam e sofrem alterações em sua constituição, ou seja, os átomos que compõe está substância se rearranjam e formam novas substâncias.
A cinética química estuda a velocidade com que estas reações ocorrem e também os fatores que possam altera-la. A rapidez com que uma reação química acontece depende do tempo em que os reagentes são consumidos para formar novas substâncias. A velocidade média (Vₘ) de uma reação química pode ser calculada pela variação na quantidade de uma determinada substância pelo intervalo de tempo (Δt) em que ela ocorre. Matematicamente:
Vₘ = |variação na quantidade de substância|/Δt
Isto nos mostra a velocidade com a qual um reagente foi consumido ou um produto foi formado. As velocidades das reações podem ser de 3 tipos:
- Reações rápidas - são praticamente instantâneas, ocorrendo em microssegundos. A queima do propano e butano, gases presentes no botijão de gás que utilizamos na cozinha, ou a explosão de uma bomba são exemplos de reações rápidas;
- Reações moderadas - podem levar de alguns minutos até horas. Por exemplo, a queima de papéis ou velas;
- Reações lentas - podem ter a duração de anos até séculos. Isso acontece, pois os reagentes se misturam lentamente. Podemos citar como exemplo a decomposição de materiais orgânicos ou a formação do petróleo.
Os principais fatores que Influenciam na velocidade das reações são:
- Concentração de reagentes;
- Pressão;
- Temperatura;
- Catalisadores (substâncias que aceleram a reação química, mas não são consumidos ao final da reação).
Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇
Deixe um comentário