climas-n-brasil

Climas no Brasil

Apesar de não existir uma única classificação para os climas no Brasil, uma das classificações mais utilizadas é baseada no trabalho do geógrafo Arthur Strahler, que considera a circulação das massas de ar como o fator mais importante para a caracterização climática.

 

Equatorial

Presente nas regiões localizadas próximas da linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas (de 25 °C a 27 °C) e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano. Sua amplitude térmica é inferior a 3 °C. É um clima quente e úmido. Ocorre na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão.

 

Tropical

Ocorre na região central do Brasil, com maior predominância na Região Centro-Oeste, atingindo os estados (ou parte deles) do Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. Possui temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica média de 6 °C. As estações do ano são bem definidas. No inverno o clima é seco e a temperatura é amena, no verão o clima é chuvoso e quente.

 

Tropical Semiárido

Presente na região Nordeste do Brasil, principalmente o sertão nordestino. A temperatura é elevada (em torno de 27 ºC) e amplitude térmica de 5 ºC. As chuvas são irregulares, ou seja, não possuem um período bem definido. Esse clima compreende a região conhecida como Polígono das Secas.

 

Tropical de Altitude

Ocorre em regiões elevadas, acima de 800 metros de altitude. Este clima é predominante nas áreas serranas da Região Sudeste, atingindo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Devido à altitude elevada, apresentam temperaturas mais baixas, com uma média inferior a 18 ºC. A amplitude média gira em torno dos 8 ºC. Durante o verão ocorrem chuvas intensas e durante o inverno podem ocorrer geadas.

 

Tropical Litorâneo

Se estende desde o litoral do Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. O clima nessa região é quente e chuvoso e as temperaturas médias anuais ficam entre 18 ºC e 26 ºC. Possui baixa amplitude térmica. Na região Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no verão.

 

Subtropical

Presente na Região Sul do país, abaixo do Trópico de Capricórnio, e daí seu nome Subtropical. Os estados de São Paulo (mais ao sul), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pertencem a esse clima. As estações do ano são bem definidas. No verão o clima é quente e extremamente chuvoso, e no inverno podem ocorrer geadas. As temperaturas médias anuais quase sempre ficam abaixo de 18 ºC, com amplitudes térmicas entre 9 ºC e 13 ºC.

 

Ficou dom dúvidas? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário