estudo-intercalado

Estudo intercalado

O estudo intercalado é uma técnica que consiste em distribuir as matérias do seu plano de estudos de forma a não estudar o mesmo conteúdo por várias horas. A ideia é que você distribua os assuntos a serem estudados de maneira diferente entre si. Então, ao invés de passar o dia todo estudando matemática, por exemplo, você pode estudar um pouco de matemática, um pouco de português e um pouco de geografia.

 

A vantagem de estudar dessa forma é que você consegue se manter mais tempo focado. Estudar por muito tempo um mesmo conteúdo pode te deixar com dificuldade de concentração, pois a falta de novidade pode ser desestimulante, razão pela qual você precisa ler e praticar muito mais para aprender o conteúdo.

 

Essa técnica otimiza seu tempo de estudo, pois faz com que você tenha contato com o conteúdo mais vezes ao longo da semana. Isso favorece pequenas revisões e o aprendizado de menos assuntos de uma vez.

 

Veja quatro passos para utilizar essa técnica:

 

1º passo - anote as matérias que você tem para estudar e o tempo que deve dedicar a cada uma delas por semana;

2º passo – determine quanto tempo se dedicará a cada matéria, por exemplo, se você estuda 8 horas por dia, você pode estudar 4 matérias por dia, com 2 horas cada;

3º passo – tente diversificar, o máximo possível, as matérias que irá estudar num determinado dia, misture matérias de exatas e humanas, por exemplo;

4º passo – faça pequenas pausas enquanto estiver estudando e pausas maiores entre cada disciplina que for estudar.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário