guerra-fria

Guerra fria

A Guerra fria foi um conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós segunda Guerra Mundial. De um lado estava o bloco do capitalismo, liderado pelos Estados Unidos da América (EUA), e do outro estava o bloco do socialismo, liderado pela extinta União Soviética (URSS).

 

Os ideais por trás de cada potência:

- EUA: valorização da riqueza material, individualismo, consumismo e democracia;
- URSS: bem estar social, igualdade, simplicidade, glorificação do Stalinismo, censura a arte ocidental (burguesa), coletivismo.

 

A guerra fria é dividida em três fases, são elas:

 

1ª Fase - fase clássica (1940 - 1956) - também chamada de "tensão máxima", esta fase é marcada pela consolidação dos dois blocos e pela tentativa de ampliar para outros territórios suas respectivas ideologias. Esta fase é marcada por constantes atritos entre os dois blocos; durante esta fase houve medo de uma nova guerra. Duas principais características desta fase são:

- Risco permanente de conflitos nucleares;
- Doutrina Truman, propaganda mundial de combate ao comunismo;

 

2ª Fase - Coexistência pacífica (1956-1977) - fase marcada por diversos conflitos, como, a guerra do Vietnã e a crise dos mísseis em Cuba. O medo de uma guerra nuclear faz com que os dois blocos tentem estabelecer uma coexistência pacífica. Duas principais características desta fase são:

- Lançamento do 1º satélite artificial pela URSS;
- Construção do muro de Berlim;
- Chegada do Homem na Lua.

 

3ª Fase - Recrudescimento e fim da Guerra Fria (1977-1991) - a derrubada do Muro de Berlim, em 1989, e a desintegração da URSS, em 1991, resultaram no fim da Guerra Fria. O mundo deixou de ser bipolarizado, a economia adquiriu um caráter global e os Estados Unidos tornaram-se a potência hegemônica do planeta.

 

Se você gostou dessa dica de história, deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário