marie-curie

Marie Curie

Marie Curie nasceu em Varsóvia em 7 de novembro de 1867. Aos 24 anos mudou-se para Paris, cidade onde estudou e se formou em física, matemática e química na Universidade de Paris.

 

Em 1903, Marie dividiu o prêmio Nobel de Física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel. Em 1911, ela também foi laureada com o prêmio Nobel de Química. Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e a única pessoa até hoje a ganhar 2 prêmios em diferentes áreas do conhecimento.

 

Os trabalhos que levaram Marie a ganhar tais prêmios foram todos na área da radioatividade, em suas pesquisas no desenvolvimento de técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de 2 elementos químicos, o polônio (nome dado em homenagem ao seu país de origem) e o rádio.

 

Ela fundou 2 institutos, um em Paris e outro em Varsóvia, e até hoje são referências em pesquisas médicas.

 

Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em na cidade de Passy, França. Ela desenvolveu leucemia devido a grande exposição a radiação, que acredita-se ter sido quando ela carregava isótopos de rádio em seus bolsos enquanto realizava pesquisas durante a primeira guerra para montar unidades móveis de raio-X.

 

Você conhecia a história dessa cientista pioneira? Deixe seu comentário. 👇

Deixe um comentário