mecanica-dos-fluidos

Mecânica dos fluidos

A mecânica dos fluidos é a parte da física que estuda o efeito das forças em fluidos. Ela é dividida basicamente em duas partes: estática dos fluidos e dinâmica dos fluidos.

 

- Estática dos fluidos - também chamada hidrostática, estuda os fluidos em repouso;
- Dinâmica dos fluidos - também chamada hidrodinâmica, estuda os fluidos em movimento.

 

Em ambas as áreas existem conceitos importantes para seus estudos, são eles (em unidades do Sistema Internacional):

 

- Densidade (d) - medida da concentração da massa (m) de uma substância em um determinado volume (V). Dado em Kg/m³, matematicamente:
d=m/V
- Pressão (P) - é a força (F) aplicada em uma determinada área (A). Dada em Pa (Pascal), matematicamente:
P=F/A

 

Existem também, teoremas importantes sobre este tema, são eles:

 

- Teorema de Stevin - diz que: "a diferença de pressão (ΔP) entre dois pontos no interior de um mesmo líquido em repouso é a pressão hidrostática exercida pela coluna líquida entre esses dois pontos". Matematicamente: ΔP=d.g.Δh, onde g é a gravidade e Δh a diferença de profundidade;

 

- Teorema de Pascal - diz que: "a variação de pressão aplicada a um fluído contido num recipiente fechado se transmite integralmente a todos os pontos desse fluído". Matematicamente: F₁/A₁=F₂/A₂, onde F é a intensidade da força aplicada e A a área em que a força é distribuída;

 

- Teorema de Arquimedes - diz que: "todo corpo que esteja imerso totalmente ou parcialmente em um liquido, sofre a ação de uma força vertical para cima, chamada empuxo (E), cujo módulo é igual ao peso do fluído e o volume deslocado". Matematicamente: E=dₗ.Vₗ.g, onde dₗ é a densidade do líquido e Vₗ é o volume do líquido deslocado.

 

Você gostou dessa dica de física? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário