barroco-movimento

Movimento Barroco

O movimento Barroco foi um estilo que dominou a pintura, a literatura, a música e a arquitetura no século XVII. O movimento teve início na Itália e não demorou para se espalhar por toda a Europa, e em seguida para outras regiões, incluindo o Brasil.

 

Este movimento surgiu no final do renascimento e teve grande influencia religiosa, pois foi durante este período que ocorreu a reforma protestante e a contrarreforma.

 

O estilo barroco é caracterizado por:
- Pinturas rebuscadas e exageradas,
- Dualismo e contradições;
- Mistura entre cultura medieval e as ideias renascentistas;
- Pessimismo.

 

As obras tratam principalmente da fragilidade do ser humano, das contradições amorosas, fazem críticas à vaidade e a rápida passagem do tempo na vida humana.

 

Os principais nomes do estilo barroco na Itália são:

 

- Caravaggio (1571-1610);
- Andrea Pozzo (1642-1709);
- Borromini (1599-1667).

 

Em Portugal, o padre Antônio Vieira foi um dos principais autores do estilo, porém ele passou grande parte de sua vida no Brasil. Sua principal obra é os sermões, de 1679. Bento Teixeira (1561-1618) inaugura o estilo barroco no Brasil com seu livro Prosopopeia, publicado em 1601. Na pintura, Aleijadinho talvez seja o nome mais conhecido do movimento no Brasil, ele foi um grande escultor deste movimento. A imagem deste post é de uma de suas obras.

 

Os principais nomes na literatura deste estilo no Brasil, são:

 

- Bento Teixeira (1561-1618);
- Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711);
- Gregório de Matos (1633-1696).

 

Se você gostou dessa dica de português, deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário