olimpiadas-cientificas

Olimpíadas de matemática

As olimpíadas de matemática tem origem na Hungria, quando em 1894 foram organizadas as primeiras disputas. O modelo se espalhou pela Europa e em 1959 foi disputada a primeira olimpíada internacional de matemática.

 

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática em 1979. A prova passou por diversas mudanças quanto aos níveis de escolaridade dos participantes e a maneira como as provas eram aplicadas. Atualmente a prova é aplicada para o ensino fundamental, médio e superior. Em 2017 a OBM passa a integrar a OBMEP (Olimpíada Brasileira das Escolas Publicas) que apesar do nome integra escolas privadas também.

 

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

 

Existem outras olimpíadas de matemática pelo país. As regionais como a Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), Olimpíada Regional de Matemática da Grande Porto Alegre (ORM Grande PoA), são alguns exemplos de olimpíadas regionais que acontecem em quase todos os estados brasileiros. E algumas escolas privadas também possuem olimpíadas próprias. Os ganhadores recebem medalhas e certificados de participação.

 

Os principais ideais por trás destas provas são:

 

- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

Você gostou dessa dica de matemática? Deixe aqui seu comentário👇👇

Deixe um comentário