pendulo-de-newton

Pêndulo de Newton

O pêndulo de Newton, além de servir como um excelente objeto de decoração, é um dispositivo utilizado, principalmente, para o ensino da conservação da quantidade de movimento e da energia mecânica nas colisões.

 

Esse experimento é constituído por pêndulos de mesmo tamanho e de mesma massa. As esferas, quando estão em repouso, encostam umas nas outras. Ao elevar uma das esferas de uma das extremidades, ela adquire energia potencial e, ao ser solta, ela adquire energia cinética e choca-se com as outras, transferindo energia e quantidade de movimento para o sistema até que a última esfera se levanta.

 

Esse movimento se repete até parar, devido a perdas de energia. Essas perdas de energia ocorrem devido ao contato das esferas com o ar, o atrito nas colisões e principalmente devido ao som gerado pelo choque entre as esferas.

 

A conservação de energia pode ser explicada através da transformação da energia potencial gravitacional em energia cinética. A conservação do momento linear ocorre quando a bolinha se choca com a do lado, transferindo toda a sua energia e momento linear para a bolinha da outra extremidade.

 

Podemos ainda, identificar a aplicação da terceira lei de Newton, a ação e reação, que aparece no choque entre as esferas.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário