O que faz?
O direito cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país para organizar e manter um bom relacionamento entre os grupos e indivíduos de uma sociedade.
O advogado é o profissional que defende os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes no País. Ele pode representar tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas.
Onde estudar?
As 5 melhores universidades para cursar direito no país são:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Escola de Direito de São Paulo (FGV-SP);
- Universidade de Brasília (UNB);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Como é o curso?
O curso possui duração média de 5 anos é do tipo bacharelado. É oferecido por faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. A grade curricular possui matérias teóricas, exigindo do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração.
Algumas das disciplinas que o aluno irá fazer são: sociologia, ciência política, português jurídico, direito civil, direito penal, direito constitucional, entre muitas outras.
Para concluir o curso é obrigatório fazer um estágio e produzir uma monografia. Para atuar como advogado é preciso realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Mercado de trabalho e salário?
Existe uma grande variedade de áreas de atuação para um advogado. Algumas são: assessoria jurídica, consultoria jurídica, procuradoria jurídica, auditoria jurídica, entre outras.
Não existe um piso salarial único para os advogados no Brasil. A remuneração depende de acordos coletivos e da região do país. Segundo um levantamento feito pela revista Exame, um advogado em início de carreira pode ganhar, trabalhando em escritórios ou empresas, um valor entre R$ 70 mil a R$ 110 mil por ano.
Gostou dessa dica? Deixe nos comentários
Deixe um comentário