poligonos-inscritos-circunscritos

Polígonos inscritos e circunscritos

Os polígonos inscritos são aquelas figuras que estão no interior de uma circunferência, já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência. Vale ressaltar que todo polígono regular pode ser inscrito ou circunscrito em uma circunferência.

 

Note que no caso da imagem da esquerda desse post, todos os vértices do pentágono são pontos pertencentes à circunferência ao seu redor, por isso dizemos que o pentágono está inscrito na circunferência. Na imagem da direita a circunferência está inscrita no polígono, nesse caso todos os lados do polígono são tangentes à circunferência.

 

Em um polígono inscrito, se traçarmos um segmento de reta do centro do polígono até um de seus vértices, esse segmento terá a mesma medida do raio (R) da circunferência na qual esse polígono está inscrito.

 

O segmento de reta que liga o centro de um polígono inscrito ao ponto médio de um de seus lados é chamado de apótema (a) e ela sempre forma um ângulo reto com o lado desse polígono.

 

O centro da circunferência (o) onde o polígono está inscrito pode ser encontrado a partir do ponto de encontro entre duas mediatrizes dos lados distintos desse polígono.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário