porque-o-dinheiro-desvaloriza

Por que o dinheiro desvaloriza?

Existem alguns motivos que fazem com que uma moeda se desvalorize. Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Por que o Brasil não imprime mais dinheiro para sair da crise?”

 

Na verdade, isso não é uma opção. A moeda é uma representação da riqueza de um país, por isso, ela só deve ser emitida quando há um aumento nas transações em decorrência do crescimento da produção. Quando isso acontece, a velocidade de circulação da moeda não é o suficiente para atender as transações, ou seja, quando maior a produção de um país, mais notas são necessárias para dar conta da velocidade de transações. Portanto, produzir mais dinheiro sem um enriquecimento real do país ocasiona inflação e a consequente desvalorização dessa moeda.

 

Por que o dólar sobe em momentos de crise? Por que isso nos afeta?

 

O dólar é uma moeda de referência, isso significa que o que acontece com ele afeta o cenário econômico global como um todo. Um dos motivos disso é que commodities são negociadas em dólar.

 

Commodities são matérias-primas produzidas pelos países, sendo que não importa sua origem. Soja, milho e o petróleo são exemplos de commodities.

 

Por esse e vários outros motivos o dólar passa a sensação de segurança econômica. Em tempos de crise é comum que os investidores busquem uma moeda mais “segura” para aplicar seu dinheiro.

 

Isso nos afeta diretamente. Pensando em produtos de alta demanda de exportação, por exemplo, o arroz, o óleo de soja e outros produtos têm seu preço final maior pois os produtores tendem a exportar mais, uma vez que é mais vantajoso pelo valor do dólar estar alto. O problema é que isso diminui a oferta desses produtos em seu país de origem, elevando o seu valor.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário