primeira-guerra-mundial

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e teve como principais causas:

 

- Imperialismo - Alemanha e Itália não participaram do processo neocolonial que permitia a exploração das colônias na África e Ásia, ricas em matérias-primas, isso causou um atrito entre estes países com a França e Inglaterra;
- Nacionalismo - no final do século XIX chegou ao fim a chamada Guerra Franco Prussiana, onde a França perdeu parte do seu território para a Alemanha. Este período ficou conhecido como revanchismo francês, período onde os franceses buscavam recuperar esta região. Os países de origem germânica queriam se unir em apenas uma nação, ao mesmo tempo, os países de origem eslavos buscavam a mesma coisa, estes movimentos ficaram conhecidos como pangermanismo e pan-eslavismo.

 

Com o aumento dos atritos e tensões entre os países europeus, estes criaram alianças militares que ficaram divididas em:

- Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália;
- Tríplice Entente: Rússia, Grã-Bretanha e França.

 

A Áustria anexa ao seu território a Bósnia-Herzegovina, indo contra o desejo da Sérvia e da Rússia. O arquiduque Francisco Ferdinando vai até a região para estabelecer boas relações, mas acabou sendo assassinado junto a sua esposa em 28 de junho de 1914. Isto foi o estopim para o início da 1.ª Guerra Mundial.

 

Os embates levaram os franceses e alemães a cavar trincheiras na camada frente ocidental. Nas trincheiras os soldados se enfrentavam em condições precárias, não sendo difícil morrerem por doenças antes dos tiros e bombas. Por este motivo esta parte da 1.ª Guerra ficou conhecida como Guerra de Trincheiras.

 

Em 1917 os Estados Unidos entraram no conflito ao mesmo tempo em que a Rússia saia. O conflito acaba em 11 de novembro de 1918, matando mais de 10 milhões.

 

Você gostou dessa dica de história? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário