segundo-reinado

Segundo Reinado

O Segundo Reinado tem início em 1840 com o chamado golpe da maioridade, quando grupos políticos liberais conseguiram o apoio da opinião pública e foram contra a Constituição, conseguindo antecipar a coroação de Dom Pedro II quando ele tinha apenas 14 anos de idade.

 

Esse período durou 49 anos, de 1840 até 1850, e poucas mudanças ocorreram no país. Dom Pedro II consegue controlar a política e muda a forma de governo, implementando em 1847, o parlamentarismo no Brasil. Essa mudança ficou conhecida como “parlamentarismo às avessas”, pois, o Imperador tinha total liberdade para escolher os integrantes do conselho de Estado, e, na maioria das vezes, as ações do conselho refletiam apenas seus interesses.

 

Nessa época, apenas dois partidos controlavam a política no país, o partido liberal e o partido conservador. O cultivo do café foi o principal produto econômico desse período. Entre os anos de 1850 e 1889 ocorreu a chamada Era Mauá, onde o político Barão de Mauá contribuiu com a criação de pequenas fábricas e acelerou a economia no país.

 

A abolição da escravatura ocorreu durante esse período também, com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Muitos conflitos ocorreram no país nessa época, sendo a guerra do Paraguai, que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870, o mais importante.

 

O Segundo Reinado acaba com a Proclamação da República, realizada por José do Patrocínio em 15 de novembro de 1889, após o Marechal Deodoro da Fonseca, liderando tropas militares, destituir o Gabinete Ministerial. Com isso, teve início o período Republicano no Brasil, sendo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro Presidente Republicano da história do Brasil.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário