jupiter

Sistema solar – Júpiter

Júpiter é o quinto planeta do sistema solar. Com um raio aproximado de 69.911 km e uma massa absurda, ele é o maior planeta do sistema solar. Para se ter uma ideia de seu tamanho, caberiam 1.300 planetas Terra dentro dele. Se somada as massas dos outros planetas do sistema solar, Júpiter ainda teria mais do que o dobro dessa massa. Se o planeta tivesse capturado um pouco mais de massa durante sua formação, ele se tornaria uma estrela.

 

Ele é um planeta do tipo gigante gasoso, mas os cientistas acreditam que seu núcleo seja formado por rochas e metais e que seu tamanho seja próximo ao tamanho da Terra. Sua distância com relação ao Sol faz com que um ano em Júpiter tenha 12 anos terrestres. Porém, o planeta tem movimento de rotação extremamente rápido, cada dia por lá dura cerca de 10 horas.

 

Júpiter possui uma tempestade com o tamanho de cerca de dois planetas Terra e essa tempestade já dura mais de 100 anos, seu nome é Grande Mancha Vermelha. Ele possui muitas luas, 79 até o momento. Porém, as mais famosas são: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Essas luas foram descobertas por Galileu Galilei. A lua Europa de Júpiter possui um oceano submerso, abaixo da camada de gelo que a envolve. Alguns cientistas acreditam que essa lua pode reunir todas as condições para a existência de seres vivos nesse oceano. Júpiter também possui anéis, assim como Saturno. Esses anéis foram observados pela primeira vez pela sonda Voyager I, em 1979.

 

Você gostou dessa dica? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário