sistema-solar-planetas-anoes

Sistema solar: planetas anões

Como falamos no post sobre Plutão, ele já foi considerado o nono planeta do Sistema Solar, porém, devido suas características, hoje ele é classificado como um planeta anão. A União Astronômica Internacional criou essa categoria de planetas devido ao descobrimento de objetos semelhantes a Plutão. Temos mais quatro planetas anões no Sistema Solar. Descubra nesse post quais são eles.

 

 

Ceres

Encontra-se no cinturão de asteroides, uma região do sistema solar que também já explicamos em outro post. Ceres é o maior objeto encontrado nesta região, sendo o planeta anão mais próximo do Sol. Sua massa corresponde a 25% da massa total do cinturão de asteroides. Seu diâmetro é de 950 km.

 

Haumea

Ele é o objeto que possui a rotação mais rápida do nosso Sistema Solar, completando uma volta ao redor de si em apenas quatro horas. Em função dessa rotação rápida, ele assume uma forma oval. Está localizado no cinturão de Kuiper. Possui duas luas e anéis. Tem um diâmetro médio de 2200 km.

 

Makemake

Também está localizado no cinturão de Kuiper. Tem uma lua conhecida como MK2. Possui um diâmetro médio de 1450 km. Conhecemos pouco esse planeta anão, estudos sugerem que sua superfície é coberta por gelo sua lua seja escura, próxima a cor do carvão.

 

Éris

É o segundo maior planeta anão. Éris é um pouco menor que a nossa Lua. Éris tem uma lua chamada Disnomia, que faz uma órbita quase circular ao seu redor. Está tão distante que a luz do Sol demora mais de 9 horas para chegar até lá.

 

Candidatos

A distância em relação a Terra e tamanho pequeno, tornam objetos com diâmetro próximo ao desses planetas, difícil de serem detectados. Mas alguns objetos são candidatos a planetas anões. 2007 OR10, Sedna, Quaoar, Orcus, são alguns objetos que estão sendo estudados e podem se tornar planetas anões.

 

Ficou na dúvida? Deixe nos comentários. 👇

Deixe um comentário