sujeito-da-oração

Sujeito da oração

Na gramática, o sujeito de uma oração é o termo com o qual o verbo concorda, de forma que é ele que se relaciona com a ação ou ligação verbal, praticando ou sofrendo a ação.

 

As palavras, ou grupos de palavras, que possuem alguma função sintática dentro de uma oração (frase com verbo) são chamados de termos da oração. Os termos da oração podem ser divididos em três grupos: os “essenciais”, aqueles que são fundamentais para a análise contextual, como o sujeito e o predicado, os termos “integrantes”, que completam os sentidos dos nomes e verbos, como os adjuntos e, por fim, os termos “acessórios” que apresentam complementos a mais, como a especificação do sujeito.

 

O sujeito de uma oração faz parte dos termos essenciais desta. Ele é o termo com o qual o verbo concorda. Assim, para identificar o sujeito de uma oração, podemos fazer algumas perguntas ao verbo:

 

Quem?
Exemplo: João viajou para Paris. → Quem viajou para Paris? João (sujeito da oração);

Pode ser substituído por pronome pessoal do caso reto?
Exemplo: Felipe e Pedro jogaram na partida de hoje. → Quem jogou? Felipe e Pedro (sujeito da oração). Felipe e Pedro podem ser substituídos por um único pronome pessoal: Eles jogaram na partida de hoje;

 

Concorda em número e pessoa?
Exemplo: Maria e Ana compraram presentes para a família. → Quem comprou? Maria e Ana (sujeito da oração).
O verbo está na terceira pessoa do plural (“compraram”). Maria e Ana (elas) estão em concordância de número e pessoa com o verbo.

 

Se você gostou dessa dica de português, deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário