sumeria

Suméria

A Suméria foi uma das primeiras civilizações conhecidas. Localizava-se na região sul da Mesopotâmia onde hoje é o sul do Iraque. Prosperou na idade do bronze, num período compreendido entre 3300 a 1200 a.C.

 

Por ter sido uma das primeiras civilizações, possui grande destaque em várias áreas necessárias para o assentamento humano, como: desenvolvimento da agricultura, arquitetura, comércio e a organização política com a criação das primeiras cidades estado. As primeiras cidades do planeta fazem parte desta civilização, as mais conhecidas são: Eridu, Isin, Kullah, Adab, Ur, entre outras.

 

Os Sumérios foram responsáveis pela criação de diversas características da vida humana. Eles desenvolveram a escrita cuneiforme, que é uma forma de escrita feita através de desenhos e formas, como os hieróglifos egípcios, por exemplo. É atribuída a eles também a criação de livros (em papiros) e do calendário.

 

Na agricultura, se destacaram no desenvolvimento de sistemas de irrigação, já no comércio vendiam o que plantavam e também vendiam o artesanato que produziam. Eles acreditavam em vários deuses (politeístas), sendo a mais importante, a deusa da fertilidade Ishtar.

 

A bíblia tem grande importância nas descobertas sobre a civilização suméria. Os historiadores e arqueólogos dedicaram-se a estudar esta região para conferir as histórias bíblicas, isto fez com que as maiores descobertas sobre este povo fossem feitas a partir do século XIX.

 

Você gostou dessa dica de história? Deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário