tabela-periodica-02

Tabela periódica

A tabela periódica agrupa os elementos químicos conhecidos e os organiza em ordem crescente de números atômicos, que é o número de prótons que existe no núcleo dos átomos. Atualmente a tabela periódica possui 118 elementos químicos, dos quais, 92 são naturais e 26 são artificiais.

 

A 1ª tabela periódica bem elaborada foi desenvolvida pelo químico Dmitri Mendeleiev, em 1869. Ela organizava os elementos de acordo com sua massa atômica. A tabela periódica organizada como conhecemos hoje foi desenvolvida por Henry Moseley, em 1913.

 

A tabela é organizada em períodos e famílias.

 

Períodos - são as linhas horizontais da tabela. Os elementos em uma linha apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas. Temos no total, 7 períodos. Existem outras 2 series de elementos que geralmente são colocadas separadas da tabela, a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos.

 

Famílias - são as colunas verticais. Os elementos em uma coluna possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência. Ao todo são 18 famílias, separadas em grupo A ( elementos representativos) e B (elementos de transição). Veja abaixo algumas destas famílias:

 

- Família 1A: Metais Alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio);
- Família 2A: Metais Alcalino-Terrosos (berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio);
- Família 1B: cobre, prata, ouro e roentgênio;
- Família 2B: zinco, cádmio, mercúrio e copernício.

 

Você gostou dessa dica de química? Deixe aqui seu comentário. 👇

Deixe um comentário