tetraedro-do-fogo

Tetraedro do fogo

O fogo é uma reação química que libera luz e calor. A teoria clássica do fogo considerava três elementos fundamentais para iniciar uma combustão: combustível, comburente e calor. Recentemente, um quarto elemento passou a ser considerado como fundamental para a combustão: a reação em cadeia.

 

Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. Pode ser qualquer elemento suscetível a entrar em combustão fornecendo energia para a queima. A madeira, um gás ou um líquido inflamável, por exemplo. O comburente são os elementos que, ao se misturar quimicamente com o combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio, por exemplo.

 

O calor é o elemento que inicia o fogo e permite que ele se propague. Por fim, a reação em cadeia é a interação entre os elementos anteriores citados, gerando a combustão e permitindo que ela se sustente.

 

Temos também os pontos de temperatura. São eles:

 

• Ponto de fulgor - é a temperatura mais baixa na qual um composto se vaporiza em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável com o ar, pelo contato com uma chama. Porém, a combustão não se sustenta porque nessa temperatura a quantidade de vapor é pequena;

 

• Ponto de combustão - é a temperatura na qual os vapores do combustível queimam ao contato de uma chama e continuam a queimando;

 

• Ponto de ignição – é a temperatura em que o combustível queima, mesmo sem a presença da chama.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário